Destaque

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Escolinha de futebol: história de dedicação e amor

Parcerias, entre elas do vereador Arlindo Rincos, busca manter projeto social no Estrada Nova.


Não é demais dizer que os bairros Estrada Nova, Rau, Três Rios do Norte e Sul e Nereu Ramos são compostos de pessoas marginalizadas em Jaraguá do Sul. Mesmo assim, foi essa a região escolhida por Oricil Ribeiro da Silva para a implantação de seu projeto social, que usa o esporte e o lazer como um meio de resgatar crianças e adolescentes da criminalidade e outras situações de risco. Programa que ele mantém há quase oito anos praticamente sem parceiros, mas com muita dedicação.

Oricil se vira como pode para garantir o resgate das quase 120 crianças que participam em dois turnos da sua escolinha de futebol. Com apito na mão, ele atua como professor, preparador físico, roupeiro e juiz das partidas, que ocorrem nos finais-de-semana no Campo do Rau.


Para garantir que nenhum deles desista da escolinha, Oricil foi atrás de amigos e, entre eles, conseguiu chuteiras e até uniformes para as crianças. Através de parceria com o Jaraguá Esporte Clube garantiu algo mais: as revelações da escolinha atuem no time profissional da cidade. O lateral Maicon do Juventus foi revelado pela escolinha do Atlético Júnior, denominação dada por ele ao seu projeto social. 

Os avanços não estão somente dentro do campo. Agora a luta de Oricil é em busca da legalização. Para isso, conta com o apoio do vereador Arlindo Rincos para constituição de uma empresa. “Para manter o projeto, precisamos ajudá-lo na legalização”, disse. 

A intenção de Oricil é construir uma sede e no local oferecer oficinas de artesanatos para as crianças do bairro. “Desta forma poderíamos ajudar mais crianças”, explica ele, salientando que a experiência com o futebol nem é tão importante visto que, em seu projeto, o grande ideal é formar cidadãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.