Iniciando a discussão sobre o tema, ontem, 1º, o Vereador participou da reunião com o Prefeito Dieter Jassen e representantes da Associação dos Surdos para discutir a inclusão de pessoas com deficiência auditiva.
Os representantes da Associação relataram a importância da contração de intérpretes de libras nas repartições públicas do município, dentre elas a Câmara Municipal. Na visão do presidente da Associação, Elmo Valles Júnior, a língua brasileira de sinais é uma ferramenta poderosa para a inclusão das pessoas com deficiência auditiva, possibilitando participação efetiva na sociedade. Ele salientou que somente com ela é possível um mundo mais igualitário e fraterno, tendo como referência a nova concepção de pessoa com deficiência, pactuada e validada pelos próprios segmentos sociais.
Compartilhando a mesma visão, o vereador Arlindo Rincos deve encaminhar nas próximas sessões um pedido à Mesa Diretora para contratação de um tradutor para libras (Língua Brasileira dos Sinais), das sessões, audiências públicas, solenidades e transmissões da TV Câmara.
Ainda na reunião, o Vereador aproveitou a oportunidade para discutir outros temas com o Prefeito, como efetivo incompleto dos Bombeiros, padronização da construção de calçadas e alto valor cobrado pelo metro quadro do asfalto no município.
O vereador explicou que as atividades dos Bombeiros está limitada devido a falta de efetivo para atender a demanda. Informou ainda que o Posto instalado em Nereu Ramos está fechado desde o mês de fevereiro. O parlamentar pediu ao prefeito para ceder servidores para ajudar no trabalho diário de atendimento emergencial dos bombeiros no bairro.
O vereador aproveitou a chamar a atenção sobre a má conservação das calçadas. Para ele, andar por elas em Jaraguá do Sul é como enfrentar uma prova de obstáculos. O pedestre atravessa por pisos deteriorados e irregulares, buracos, plantas e postes pelo caminho, sem mencionar a falta de acessibilidade para os portadores de necessidades especiais, como os cadeirantes. Embora seja responsabilidade dos proprietários dos imóveis, ele salientou que a fiscalização é do poder público. O Vereador Arlindo solicitou ao Prefeito uma reunião com os representantes do movimento “Calçada Legal” que elaboraram uma cartilha onde apresenta procedimentos de execução e normas técnicas para ocupação das calçadas.
Por fim, abordou a questão do asfalto. O parlamentar pediu ao Prefeito para rever a legislação que determina o percentual de adesão, hoje alcançando 80%. Também aproveitou para solicitar que seja revisto o valor de R$ 53,00 (cinquenta e três reais), cobrado pela empresa para pavimentar um metro quadrado. “Percebi que à vontade e o entusiasmo do prefeito para realizar as melhorias para a comunidade é grande. Agora temos que aguardar o tramite legal para resolver as questões abordadas na reunião”, analisou Arlindo.
- texto e imagem da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores
- texto e imagem da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.