A partir da aprovação de uma Lei, o vereador Arlindo Rincos pretende revitalizar as áreas de lazer e melhorar a qualidade dos espaços públicos da cidade. Sua proposta é instituir o programa “Pertenço ao Meu Bairro” que permite a qualquer entidade civil assumir a responsabilidade de urbanizar e manter áreas públicas do município.
O projeto foi lançado ontem, 30, pelo vereador Arlindo Rincos, na reunião mensal da União Jaraguaense das Associações de Moradores (Ujam). A ideia do parlamentar prevê que os espaços públicos sejam recuperados e mantidos pelas associações de moradores. “As áreas de lazer da cidade precisam de reforma, mas sobretudo de uma manutenção a longo prazo. A gente precisa que a sociedade civil organizada ajude a Prefeitura nesse cuidado, que é fundamental”, explicou o parlamentar.
Dos 76 espaços públicos existentes em Jaraguá do Sul, o parlamentar espera que pelo menos 30 áreas sejam incluídas no programa. “São os espaços públicos que nos orgulham e que irão embelezar a nossa cidade, tendo em vista o comprometimento dos adotantes”, comentou Rincos.
A matéria propõe viabilizar parcerias com a prefeitura nos serviços de conservação, manutenção, paisagismo e urbanização de áreas públicas, e já ganha o apoio do Presidente da Fundação Municipal de Esportes, Jean Carlos Leuprecht. Para ele, toda a população ganhará em qualidade de vida, pois terá melhor e mais bem conservados os espaços de lazer.
De acordo com o projeto de lei, para participar do programa será bastante simples. As Associações de Moradores preencherão uma ficha de inscrição junto à Prefeitura aderindo ao projeto, na qual estarão aptas aos trabalhos. Não há custos no processo de adoção. Contudo, as áreas sempre passarão por uma avaliação técnica, para verificar se o trabalho será desenvolvido pela comunidade ou pelo Poder Público. A ideia, é que serviços pequenos como pequenas pinturas e reparos nas áreas de lazer, parques e academias ao ar livre, limpeza e extração de vegetação próxima aos passeios e fiscalização do patrimônio público, sejam ações de iniciativa da própria população. Ao final, Rincos acrescenta "o projeto tem caráter educativo e formador da cidadania, tem como proposta dividir as responsabilidades do Poder Público com o cidadão, melhorando a qualidade do Município".
Imagem e texto: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.