Destaque

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Atendendo às indicações!

Neste mês de agosto, mais uma indicação do Vereador Arlindo Rincos foi atendida.

Há tempo as comunidades do Nereu Ramos e Três Rios do Sul reclamavam pela instalação de lixeiras comunitárias nos bairros. Visando auxiliar moradores das localidade no pleito, o Vereador Arlindo Rincos fez a indicação à Secretaria de Obras, pedido este que foi atendido neste mês. 

As lixeiras foram instaladas em em pontos estratégicos dos bairros, visando melhor atender as comunidades.








quinta-feira, 22 de agosto de 2013

1ª Reunião do Grupo de Trabalho sobre o Transporte Coletivo

A primeira reunião do Grupo de Trabalho que vai analisar execução do serviço, qualidade, receitas, despesas e lucros da empresa que detém a concessão do transporte coletivo de Jaraguá do Sul definiu novos pedidos de informações. O encontro foi nesta quarta-feira, 22, na Câmara de Vereadores. De acordo com os representantes dos movimentos populares, vereadores e do Executivo, faltam dados de fiscalização, como controle de catracas, número de linhas, relatórios demonstrativos financeiros e contábeis e o número da frota de veículos. As solicitações foram encaminhadas para a empresa Viação Canarinho e para a Prefeitura.

O diretor de Trânsito, Rogerio Kumlehn explicou que os documentos apresentados pela empresa até o momento não são suficientes para conduzir os estudos que demonstrem a viabilidade do transporte coletivo. Outro aspecto preocupante é que o Município não detém informações importantes sobre o controle da concessão, o que obriga o grupo, num primeiro momento, ficar depende de informações a serem apresentadas pela concessionária. O representante do movimento Jaraguá em Foco, Sérgio Peron, solicitou auxílio de técnicos para, se necessário, confrontar os dados fornecidos pela concessionária.


Para a próxima reunião, que ocorre no dia 29, às 17h, a pauta será um estudo da pesquisa realizada pelo Ipplan e o último Índice de Passageiros por Quilômetro - IPK a ser apresentado pela Viação Canarinho, juntamente com as planilhas de custos e qualidade do transporte coletivo, seguindo sugestão do vereador Arlindo Rincos que deseja avaliar os constantes prejuízos financeiros apresentados pela empresa. Foram pedidas, ainda, informações claras sobre os elementos que teriam levado ao déficit de R$ 700 milhões no ano passado. “Estamos aguardando os próximos passos para verificar mesmo se os números condizem com a realidade”, disse o parlamentar.

No grupo, coordenado pelo vereador Arlindo Rincos, participam os parlamentares João Fiamoncini e José de Ávila, representantes dos movimentos populares Jaraguá em Foco, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Católica SC e da União Jaraguaense das Associações de Moradores (Ujam), do Executivo, da concessionária de transporte e empresários.

Imagem e texto: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Vereador lança Projeto "Pertenço ao Meu Bairro"

A partir da aprovação de uma Lei, o vereador Arlindo Rincos pretende revitalizar as áreas de lazer e melhorar a qualidade dos espaços públicos da cidade. Sua proposta é instituir o programa “Pertenço ao Meu Bairro” que permite a qualquer entidade civil assumir a responsabilidade de urbanizar e manter áreas públicas do município. 

O projeto foi lançado ontem, 30, pelo vereador Arlindo Rincos, na reunião mensal da União Jaraguaense das Associações de Moradores (Ujam). A ideia do parlamentar prevê que os espaços públicos sejam recuperados e mantidos pelas associações de moradores. “As áreas de lazer da cidade precisam de reforma, mas sobretudo de uma manutenção a longo prazo. A gente precisa que a sociedade civil organizada ajude a Prefeitura nesse cuidado, que é fundamental”, explicou o parlamentar.


Dos 76 espaços públicos existentes em Jaraguá do Sul, o parlamentar espera que pelo menos 30 áreas sejam incluídas no programa. “São os espaços públicos que nos orgulham e que irão embelezar a nossa cidade, tendo em vista o comprometimento dos adotantes”, comentou Rincos. 

A matéria propõe viabilizar parcerias com a prefeitura nos serviços de conservação, manutenção, paisagismo e urbanização de áreas públicas, e já ganha o apoio do Presidente da Fundação Municipal de Esportes, Jean Carlos Leuprecht. Para ele, toda a população ganhará em qualidade de vida, pois terá melhor e mais bem conservados os espaços de lazer. 

De acordo com o projeto de lei, para participar do programa será bastante simples. As Associações de Moradores preencherão uma ficha de inscrição junto à Prefeitura aderindo ao projeto, na qual estarão aptas aos trabalhos. Não há custos no processo de adoção. Contudo, as áreas sempre passarão por uma avaliação técnica, para verificar se o trabalho será desenvolvido pela comunidade ou pelo Poder Público. A ideia, é que serviços pequenos como pequenas pinturas e reparos nas áreas de lazer, parques e academias ao ar livre, limpeza e extração de vegetação próxima aos passeios e fiscalização do patrimônio público, sejam ações de iniciativa da própria população. Ao final, Rincos acrescenta "o projeto tem caráter educativo e formador da cidadania, tem como proposta dividir as responsabilidades do Poder Público com o cidadão, melhorando a qualidade do Município".


Imagem e texto: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul