Embora o município tenha seis leis que regulamentam o tema e obrigam os proprietários de imóveis a cuidarem da conservação das calçadas, a aplicação delas ainda está longe de alcançar seu objetivo. Pelo fato de serem conflitantes é comum andar pelas ruas e encontrar os passeios públicos em péssimo estado de conservação, com buracos, degraus acentuados e obstáculos como cavaletes.
O assunto voltou à tona após o vereador Arlindo Rincos se reunir com os representantes do movimento “Calçada Legal” e com servidores públicos de Jaraguá do Sul. O parlamentar busca uma padronização das calçadas para oferecer segurança aos pedestres. O tema ganhou repercussão e até formaram uma Comissão para rever a legislação e decretos que discutem o assunto. Composta por representantes de movimento populares, da Secretaria de Urbanismo e da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul (Ipplan), a Comissão vem se reunindo para avaliar e construir um projeto arquitetônico de edificação, com orientações aos pedreiros, inclusive no momento da execução da obra.
Na quarta-feira, 29, discutiram e avaliaram diversos modelos de legislação que poder servir como exemplo para Jaraguá do Sul. Entre eles, o vigente em Pato Branco /PR que determina que para aprovação do projeto e habite-se de qualquer obra na cidade é necessário apresentar o projeto da calçada padronizada e construída dentro das normas. De acordo com a legislação da cidade, caso as readequações não sejam feitas pelos proprietários, o município pode executar as obras de regulamentação, mas os custos serão cobrados dos proprietários.
Para o vereador Arlindo Rincos, é fundamental que Jaraguá do Sul tenha uma nova legislação a respeito, mas que respeite as questões referentes ao urbanismo e acessibilidade. “Estamos pensando muito no conforto e segurança da nossa gente. Por isso, além da padronização de calçadas, esta nova lei também deve envolver as questões relativas à arborização da cidade, tipologia da região e os materiais utilizados como “paver” ou lajotas”, explicou o parlamentar. A próxima reunião da Comissão será dia 05 de junho, no Ipplan.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.