Destaque

quarta-feira, 30 de março de 2016

Vereadores voltam a cobrar recapeamento e desassoreamento de ribeirões


O vereador Arlindo Rincos pediu para o secretário de Obras e Serviços Públicos, Hideraldo Colle, providenciar o recapeamento em via do bairro Ribeirão Grande do Norte que, em dezembro do ano passado, sofreu com as fortes chuvas. O pedido foi feito na sessão dessa terça-feira, 29, na Câmara de Vereadores.

Outros pedidos de Rincos foram o recapeamento de acostamento de asfalto no bairro Ribeirão Cavalo e o desassoreamento dos ribeirões em Jaraguá do Sul. Este último foi remetido diretamente à Defesa Civil.

“Sabemos que vamos ter muita chuva nos próximos dias, nossos ribeirões estão assoreados e os moradores vão sofrer com as enchentes. Peço para que os senhores Leocárdio Silva (secretário da Defesa Civil) e Hideraldo Colle conscientizem-se e levem ao prefeito Dieter este pedido e façam esse desassoreamento”, solicitou o parlamentar.

Rincos salientou que não se pode deixar para agir após as enchentes e que algo deve ser feito para precaver as possíveis tragédias.

João Fiamoncini também se manifestou sobre o assunto e lembrou que nos bairros Nereu Ramos e Santo Antônio a situação é parecida. Segundo ele, faz dois anos que os ribeirões dessas regiões estão assoreados e que o poder público está desatento a essa questão.

“Estão esperando o momento de, após as enchentes, chegar com os colchões e mantimentos para socorrer as pessoas. Não fazem uma ação preventiva”, argumentou Fiamoncini.

Jocimar de Lima enfatizou que a Prefeitura Municipal passou por momentos bons nas finanças em 2013 e 2014, mas que deixou o momento passar e não fez essas obras. Segundo o vereador, hoje as notícias são de que o Executivo não tem dinheiro nem para comprar o diesel para os veículos e as máquinas. Por conta disso, Jocimar acha difícil que a administração municipal consiga atender a essa demanda.

Fonte: http://www.jaraguadosul.sc.leg.br/geral/vereadores-voltam-a-cobrar-recapeamento-e-desassoreamento-de-ribeiroes/

quarta-feira, 16 de março de 2016

Rincos anuncia emenda parlamentar para asfaltar rua no Boa Vista

Na última sessão, o Vereador Arlindo Rincos usou a tribuna para anunciar a realização de uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso, para atender a pavimentação asfáltica da Rua Francisco Jacomini, no Bairro Boa Vista.

Há tempos que a comunidade solicita as melhorias, principalmente, agora que o bairro pertence à Rota Religiosa do Estado, com a inclusão da Chiesetta Alpina no traçado religioso do município.

Após a sessão o Vereador lembrou: "o bairro precisa estar preparado, há tempos que o morro é caminho de turistas devido à vista da cidade, trilhas e a rampa de salto de parapente e asa-delta. Precisamos que o bairro todo esteja preparado para esses turistas, e não só a via principal. Além disso, os moradores carecem dessa melhoria, é uma atenção que precisa ser dada". 


sexta-feira, 11 de março de 2016

Promotor destaca inexistência de leis municipais sobre acessibilidade e Vereador lembra da minuta do Projeto de Lei

O responsável pela 8ª Promotoria de Justiça da Comarca, Henrique da Rosa Ziesemer, participou da sessão desta quinta-feira, 10. A convite do presidente José Ozório de Ávila, veio dar as boas-vindas aos vereadores, uma vez que recém assumiu a promotoria, e estabelecer um elo para futuras discussões e parcerias com o Poder Legislativo, sobretudo no que diz respeito às questões relativas à acessibilidade.

O promotor lembrou que, segundo dados do IBGE, cerca de 25 mil pessoas residentes na cidade possuem algum tipo de deficiência, razão pela qual são necessárias medidas por parte do poder público. Mas que, ao buscar informações junto a Prefeitura, recebeu como resposta de ofício que não existem normas de acessibilidade especificamente municipais.

Ziesemer defende e entende ser este seu papel no sentido de lutar para melhorar a vida destas pessoas, iniciando, a partir de agora, discussões aprofundadas juntamente com o poder público. Ele informou que esteve reunido com Prefeitura e CDL para discutir questões, e caminhar no sentido da implantação de uma legislação específica.

A intenção inicial é mobilizar a sociedade para o debate, através de uma ampla campanha educativa. Para ela, é preciso haver uma mudança cultural, uma vez que tornar os espaços acessíveis vai trazer implicações e mudanças de foco, considerando, por exemplo, a existência de muitos edifícios antigos e tombados no município.

O vereador Arlindo Rincos comentou o tema, lembrando que no passado apresentou uma minuta de projeto para implantação do "Selo Amigo do Deficiente”, como forma de incentivo para que os estabelecimentos comerciais respeitem as normas de acessibilidade, com base em legislação federal. Seria também uma forma de identificação para que os portadores de necessidades especiais saibam quais estabelecimentos contam com acessibilidade. Contudo, lamenta que até o presente momento o projeto não retornou da Prefeitura.

O vereador João Fiamoncini, por sua vez, sugeriu que participe das discussões um grupo de acessibilidade criado em 2015. Segundo ele, hoje a Prefeitura concede alvará para construções e reformas de imóveis que posteriormente são alugados com finalidade comercial, exigindo novas intervenções para seu funcionamento. Já o vereador Eugênio Juraszek sugeriu o envolvimento dos arquitetos nos debates uma vez que eles são os responsáveis pelos projetos.



Fonte: http://www.jaraguadosul.sc.leg.br/destaques/promotor-destaca-inexistencia-de-leis-municipais-sobre-acessibilidade/

Vereador lamenta que prefeitura não reajuste salário dos servidores