Destaque

sábado, 30 de maio de 2015

Rincos comenta reunião sobre Bombeiros Voluntários

O vereador Arlindo Rincos voltou a demonstrar preocupação com os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul na sessão ordinária dessa terça-feira (02/06). Ele usou o espaço da Palavra Livre para comentar a reunião que ocorreu na ACIJIS com a finalidade de discutir a situação. Além do vereador, também participaram do encontro o prefeito Dieter Janssen, o deputado estadual Vicente Caropreso, o presidente da ACIJIS, Paulo Mattos, o presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Hermes Nissen e empresários da região.
Segundo Rincos, existe uma inquietação muito grande sobre o que pode acontecer com a corporação. “A permanência dos bombeiros voluntários em Jaraguá é uma decisão exclusivamente política”, garante. “Sabemos que depende do governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo”, afirma. Ele explica que uma lei estadual votada no ano passado deu o poder dos bombeiros militares realizarem as atividades que antes os bombeiros voluntários executavam no município.
O parlamentar destacou os 50 anos de atuação da entidade em Jaraguá do Sul e lamenta que ela esteja correndo o risco de ser extinta por conta de um movimento político. “São 50 anos sem nenhuma situação que poderia denegrir a imagem da corporação”, assegura. Ele lembra que a corporação é construída por todos os setores da sociedade que auxilia com contribuições na conta de luz ou com mensalidades e até mesmo participando dos eventos organizados pelos bombeiros. “Infelizmente não estamos vendo uma luz no fim do túnel”, lamenta.
Arlindo Rincos questionou as reais intenções dos bombeiros militares no município. “Será que esses bombeiros militares vão querer apagar um incêndio? Vão querer salvar pessoas?”, indaga. “Creio que não... eles estão interessados somente em arrecadar dinheiro”, dispara. O vereador considera que a situação pede mobilização dos vereadores junto aos deputados estaduais.
Jeferson de Oliveira questionou se existe realmente a possibilidade dos bombeiros voluntários deixarem de existir com a vinda dos militares. Rincos respondeu que durante a reunião, os empresários garantiram que se houver troca de corporação eles não apoiarão mais financeiramente. “E eles ajudam muito, nós sabemos disso”, comenta. Para Oliveira, se existe a procura pelos bombeiros militares mesmo com a cobrança de taxas é porque algo precisa ser melhorado nos bombeiros voluntários. Arlindo Rincos rebate afirmando que tem certeza das competências dos voluntários. “Eles fazem este serviço com melhor qualidade e com custo menor para toda a sociedade”, afirma. “A legislação é a mesma para os dois, a diferença é política porque o governo do Estado quer arrecadar mais”, encerrou.

Texto e imagem: Assessoria de Comunicação CMJS

quinta-feira, 28 de maio de 2015

50 anos da Escola Albano Kanzler é celebrado na Câmara de Vereadores


A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul comemorou com uma sessão solene durante a noite de terça-feira (27/05), os 50 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Albano Kanzler. A atual Direção, ex-Diretores, professores e funcionários foram lembrados pelo seu legado e história.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Atendendo as solicitações

Essa semana o Vereador Arlindo esteve acompanhando a macadamização da Rua Leodato José Garcia, no Bairro Ribeirão Cavalo. Aproveitou também para acompanhar a instalação no ponto de ônibus nas proximidades da construção da CMEI do Ribeirão Cavalo. 

São trabalhos emergenciais e que ainda precisam de soluções permanentes e concretas, mas não podemos deixar de destacar o atendimento a este pedido.





CÂMARA CELEBRA DIA DO PEDAGOGO

 A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul comemorou na noite de quinta-feira (21/05) o Dia Nacional do Pedagogo. O profissional da pedagogia atua como professor na Educação Infantil, nas séries iniciais do ensino fundamental e na docência das disciplinas pedagógicas do Ensino Médio. O pedagogo é preparado para atuar com ética e compromisso na construção de uma sociedade justa e igualitária, por este motivo o Poder Legislativo municipal homenageia os profissionais da área, destacando a importância deles para a educação na cidade.



HOMENAGEADAS:
Irma Maria Salvador - Câmara Municipal de Jaraguá do Sul
Iveti Aparecida de Oliveira Schauffert - Vereador Arlindo Rincos
Ivone Fátima Nicocceli Brock Vereador Amarildo Sarti 
Cleusa de Fátima Schweitzer - Vereador Eugênio Juraszek
Rosângela Cardoso Vicente - Vereador Jair Luis Pedri
Silvana Sueli Guinter Dalle Court - Vereador Jeferson de Oliveira
Martinês do Carmo Moretti - Vereador João Fiamoncini
Iria Tancon - Vereador José Ozorio de Ávila.
Maria Ivanil Bradonski - Vereadora Natália
Iracema Schuster Gruetzmacher - Vereador Pedro Garcia

Parabéns à todas Pedagogas pelo seu dia!!

Imagem e texto - Assessoria de Comunicação  CMJS

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Vereador discute a situação dos Bombeiros Voluntários na Associação Empresarial

No final da tarde de ontem, o Vereador Arlindo Rincos participou de uma reunião do Associação Comercial de Jaraguá do Sul - ACIJS, para discutir os trabalhos dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul (BVJS) e a intervenção dos Bombeiros Militares. 


Lembramos que a EC aprovada ano passado tem por objetivo assegurar a instalação dos Bombeiros Militares nas cidades que não possuem os serviços dos Bombeiros, sendo que aquelas que possuem Convênio entre Prefeitura e Bombeiros Voluntários, poderá ser mantido o serviços com o voluntariado, conforme conversas anteriores. Contudo, os Bombeiros Militares já estão intervindo no funcionamento de empresas e eventos, notificando e multando. 


Para a classe empresarial o conflito de competência não pode permanecer, devendo existir uma resposta da Prefeitura quanto à manutenção do convênio. Para os representantes dos Bombeiros Militares, o problema está causando insegurança e instabilidade nos serviços da equipe. Os representantes da ACIJS se comprometeram em agendar uma reunião com o Prefeito Dieter nos próximos dias.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Grupo de Trabalho se reúne com Diretoria Regional dos Correios na Grande Florianópolis


Na manhã de hoje, o Vereador Arlindo Rincos esteve reunido na Diretoria Regional dos Correios na Grande Florianópolis, com o Diretor Regional, Sr. Paulo Oliveira, representante do Setor do Cadastro Técnico da Prefeitura, Sr. Roberto Zehnder, e a Assessoria do Deputado Estadual Dr. Vicente Caropreso, Sr. Gervásio Pauli.


Na ocasião debatemos inúmeros problemas no atendimento na nossa cidade, sendo a principal delas o atraso ou falta de entrega das correspondências. O Diretor Regional, confirmou o déficit no atendimento, seja nas entregas, tempo de espera na fila e problemas estruturais, concordando que os Correios em Jaraguá do Sul tem se tornado um problema constante. Dentre as situações expostas, foi confirmado a realização de concurso público regional para o segundo semestre desse ano, bem como uma vistoria nos centros de distribuição da nossa cidade no prazo máximo de 30 dias.

A visita técnica tem por objetivo apurar os problemas que precisam de solução imediata, "Jaraguá do Sul passa a ser prioridade de atendimento", finalizou o Diretor.



sexta-feira, 15 de maio de 2015

Transporte Escolar em Discussão




Fonte: http://www.jaraguaam.com.br/jornalismo/geral/rincos-diz-que-solucao-para-o-transporte-de-estudantes-sera-discutida-hoje-com-pais

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Rincos relata situação de bombeiros jaraguaenses

O vereador Arlindo Rincos usou a tribuna nesta terça-feira (12) durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, para comentar a condição dos bombeiros voluntários e militares do município.

Segundo Rincos, desde a instalação da base dos bombeiros militares na cidade, os bombeiros voluntários enfrentam alguns problemas de relacionamento com a instituição, por conta dos serviços de vistoria e fiscalização realizados pelas entidades. “As reclamações de pareceres distintos sobre uma mesma obra têm gerado desconforto nas corporações e na população, que fica sem saber a quais demandas deve atender”, afirma.

Arlindo conta que no ano que vem os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul completam 50 anos de atuação no município. Destes, 26 são dedicados a área técnica. O vereador ressalta que as ações dos bombeiros não se resumem as vistorias, mas também contam com ações integradas de orientação e conscientização direcionadas a segmentos como empresarial e técnico. “Estas ações acontecem quantas vezes forem necessárias de forma gratuita”, relata.

Além dos pareceres divergentes, a corporação de bombeiros voluntários afirma ainda, conforme Rincos, que se sente desmerecida pelos bombeiros militares. “A equipe é formada por engenheiro, técnicos de segurança do trabalho e estudantes de áreas afins”, explica o vereador destacando a competência dos voluntários. “Estas pessoas também possuem formação para atuarem como bombeiros, conhecem todos os processos desta nobre atividade”, emendou.

O vereador conta que no ano passado, durante uma reunião com prefeito e procurador, foi informado de que quem possui autorização para trabalhar na cidade são os bombeiros voluntários. “Se nós vereadores não tomarmos um posicionamento quanto a este assunto, em alguns anos teremos um problema seríssimo”, alertou.

Texto e Imagem: Assessoria de Comunicação CMJS