Destaque

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Grupo de Trabalho sobre os Correios iniciam os trabalhos

Na última sexta-feira, 24, na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, a equipe que irá discutir o problema nas entregas de correspondências no município e região, se reuniu pela primeira vez.
Presidida pelo Vereador Arlindo Rincos, o grupo estabeleceu uma pauta de trabalho e as primeiras ações. Um dos temas acordados foi o pedido de auxílio ao Procon para realizar notificações relacionadas ao tempo de espera na agência central dos Correios.

Segundo o vereador, no dia 6 de maio o grupo participará de uma visita ao centro de distribuição dos Correios para conhecer de perto a rotina de triagem. Após a visita, no dia 8, a equipe voltará a se reunir para discutir ações efetivas para melhorar as condições de entregas na cidade.

Arlindo Rincos informou que uma das constatações do grupo de trabalho é a defasagem de carteiros na região. “No total, faltam 40 carteiros para suprir com qualidade a demanda de Jaraguá do Sul que chega a 1 milhão de correspondências por mês”, contabiliza Rincos. A solução apontada seria a realização de um concurso público, porém esta decisão depende da iniciativa do Governo Federal.
Texto: Assessoria de Imprensa CMJS
Imagem: Assessoria do Vereador

Arlindo Rincos fala sobre reunião com América Latina Logística

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Arlindo Rincos destaca importância da finalização de ponte em Santa Luzia



Na mesma sessão do último dia 16, o vereador Arlindo Rincos utilizou a plenária para destacar a importância da obra da ponte de Santa Luzia, ressaltando a urgência na conclusão da obra que está a mais de quatro anos parada. “A finalização desta ponte vai contribuir muito para o desenvolvimento local”, pontuou. Ele também aproveitou para sugerir melhorias que a prefeitura poderia oportunizar com o empréstimo de R$ 15 milhões que será contraído através do Badesc. O vereador cita o asfaltamento de vias e a finalização de obras como possíveis destinos para o dinheiro.
Rincos solicitou que enquanto as obras de asfaltamento não acontecem no bairro Três Rios do Sul, um caminhão pipa passe para diminuir a quantidade de poeira que acaba atrapalhando o dia a dia dos moradores. Ele acredita que as ruas principais de bairros como o Nereu Ramos também precisam de manutenção asfáltica. Ele também comentou sobre a situação da Rua Luiz Picolli no bairro Rau que recebe aplicação de macadame, mas em dias de chuva o material acaba descendo para as ruas de baixo.

O Líder de governo informou que as ruas indicadas por Rincos estão contempladas em projetos e que assim que os recursos chegarem, os trabalhos terão início. Arlindo Rincos também levantou a questão das calçadas em Jaraguá do Sul. O vereador lembra que iniciou os trabalhos da Calçada Legal e hoje já colhe bons resultados.

Vídeo: TV Câmara
Texto: Assessoria de Comunicação CMJS

Rincos defende investimentos em acessibilidade

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Rincos enaltece projetos para o turismo religioso

O vereador Arlindo Rincos (PP) ressaltou na sessão ordinária desta quinta-feira (09/04) projetos voltados aos turismo religioso para o bairro Nereu Ramos. Ele comentou que são três iniciativas que convergem para a implantação do turismo religioso em Jaraguá do Sul. “Estas ações foram apresentadas ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur), em reunião realizada na quinta-feira (9), no Auditório Sagrado Coração de Jesus da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos. Na ocasião a Irmã Edena M. Bittencourt, falou do processo de Beatificação do Pe. Aloísio Boeing. “Os documentos exigidos já estão no Vaticano e a primeira fase está concluída. Agora é preciso comprovação de alguma graça concedida pelo padre. Já tem casos e com fortes indícios de graça alcançada”, adiantou.

Os projetos, disse Rincos, são voltados para a Revitalização do Bairro Nereu Ramos, Preservação do Patrimônio Arquitetônico e o Processo de Beatificação do Pe. Aloísio Boeing.


Sobre a revitalização, o projeto foi elaborado pelo Instituto Jourdan e envolve melhorias na praça central e nas principais ruas do bairro: Henrique Demathe, Luiz Sarti, Júlio Tissi e Albino Zanghelini. “O custo para execução desse projeto exige um investimento de R$ 11 milhões. Reconhecemos que é difícil para a Prefeitura de Jaraguá dispor dessa verba, mas já entrei em contato com parlamentares catarinenses no Congresso Nacional e deputados estaduais da região para indicarem recursos a essa iniciativa”, comentou. Rincos também solicitou aos conselheiros ajuda na captação de verbas junto à iniciativa privada.

Em relação a Preservação do Patrimônio Arquitetônico, foi exposto pelo vereador que a área a ser revitalizada, mais precisamente a Rua Luiz Sarti e adjacências, é onde se concentrada grande parte do casario existente no Centro Histórico de Nereu Ramos. “O estudo alerta que esta parte do bairro está sujeita a transformações, que precisam ser monitoradas para harmonizar o novo com as edificações já existentes e o conjunto da paisagem urbana local”, enfatizou. A proposta leva em consideração o movimento a favor da beatificação do Padre Aloísio Boeing, que, se concretizada, trará um considerável número de turistas.

Texto e imagem: Assessoria de Comunicação da CMJS

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Vereador cobra mais melhorias na BR-280

O vereador Arlindo Rincos utilizou o espaço da Palavra Livre na sessão desta quinta-feira (02) para comentar a sua participação em uma audiência com o superintendente do Dnit, Vissilar Pretto, no dia 1º em Florianópolis. Representando os vereadores de Jaraguá do Sul, Rincos integrou uma comitiva da Avevi, Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu, que se reuniu para buscar mais informações sobre o andamento de algumas obras.

Uma das pautas levantadas durante a audiência foi a situação das obras de duplicação da BR-280, trecho São Francisco do Sul a Jaraguá do Sul. Segundo Arlindo Rincos, o superintendente do DNIT, Vissilar Pretto, confirmou que o trabalho está atrasado em alguns trechos por conta de desapropriações. O vereador conta que nos próximos meses será organizado um mutirão para a desapropriação de diversas áreas que servirão para dar continuidade a estas obras. Um prazo para a conclusão das atividades de duplicação não foi estipulado. “Fiquei muito satisfeito com a transparência do Vissilar. Confio muito nele”, comenta.

O início das obras de duplicação do trecho urbano da BR-280 em Guaramirim sentido Jaraguá do Sul também foi assunto na reunião. “Este tema já está na procuradoria do Dnit em Brasilia para ser aprovado”, conta. Arlindo Rincos explicou que a obra será realizada em forma de concessão do Estado. “Acredito que nos próximos 30 ou 40 dias esta situação será repassada para o governo estadual”, prevê.

Outro tema abordado durante o encontro foi a conclusão do elevado de acesso ao Bairro João Pessoa que, segundo Vissilar Pretto, deve ser concluído ainda em 2015. “Houve diversos empecilhos e a própria empresa que executa a obra teve algumas dificuldades, mas até o final deste ano ela deve ser concluída”, afirmou Rincos.

O vereador aproveitou a oportunidade para reforçar seu pedido de roçagem e construção do acostamento da BR 280 no trecho entre o Posto Marcolla e Corupá. Segundo Arlindo Rincos, a roçagem já está em andamento e a construção de um acostamento deve acontecer até o final deste ano.

Arlindo Rincos informou que uma reunião com a ALL está marcada para a discussão da possibilidade de construção de elevados sobre os trilhos de trem dos municípios da região. Um encontro com a ANTT também está marcado para a discussão de algumas situações referentes a BR 101.

Texto e Imagem: Assessoria de Comunicação CMJS