Destaque

quarta-feira, 18 de março de 2015

Vereador participa do processo de beatificação


Na noite de ontem, 17, o Vereador Arlindo Rincos e outras autoridades locais participaram do encerramento do processo diocesano de beatificação e canonização do Servo de Deus Padre Aloísio Boeing, scj. 

O Encerramento foi marcado pelo cerimônia e ato solene com a participação de autoridades eclesiásticas locais, estaduais e representação do Vaticano. 



Após a solenidade, a cerimônia foi encerrada com uma missa conduzida pelo Bispo Dom Irineu Roque Scherer. A realização do evento na comunidade marca a importância desse líder religioso e a necessidade de preparação da localidade para turismo religioso.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Obra da Rotatória da BR-280 chega na reta final

Essa semana o Vereador Arlindo Rincos estive conferindo a conclusão das obras da rotatória da BR-280, trecho de interseção entre os Bairros Nereu Ramos e Ribeirão Cavalo. Após se alastrar por alguns meses, a obra chega na fase final.

Na oportunidade o Vereador já verificou e solicitou ao Prefeito que cobre da empreiteira maior observância das regras acessibilidade, pois, os cadeirantes que querem passar pela passarela para pedestres, não possuem rampas de acesso, podendo ocasionar acidentes.



Além disso, as proteções laterais também não estão corretas, podendo oferecer risco de acidentes aos motoristas que ali trafegam.

Rincos avalia positivamente a conclusão da obra, mas ressalta: "A comunidade reivindica há anos essa rotatória, é uma obra emergencial, estamos felizes que finalmente tenha sido concluído, mas alguns pontos precisam ser revisto, a acessibilidade no local não foi observada, além disso os moradores reclamam da falta de iluminação e o dos guardrails que não estão corretos". 


O Vereador concluiu lembrando que as benfeitorias na BR-280 ainda não foram concluída: "Estamos felizes com a rotatória, mas o trabalho ainda não terminou, trabalharemos para a implantação de acostamentos que iniciam no Posto Marcolla até o trecho próximo à divisa com o Município de Corupa".

sexta-feira, 6 de março de 2015

Vereador Arlindo Rincos defende projeto de Luz e Água





Na sessão de ontem, os Vereadores de Jaraguá do Sul discutiram e votaram o o Projeto de Lei n. 04/2015 que versa sobre a regulamentação das ligações de energia elétrica e de água, no âmbito do município de Jaraguá do Sul. 

Na reunião também foram debatidas as emendas que serão adicionadas ao projeto. Para alguns Vereadores, incluindo Rincos, as emendas estão em desarcordo com as propostas de estudo e encaminhamento das reuniões, mas também destacou a importância do projeto, esclarecendo algumas determinações: “Este projeto significa um grande avanço ao que existia anteriormente e não acontecerá sem seguir alguns critérios”. Segundo Rincos, é necessário que os terrenos estejam individualizados para que se possam efetuar as ligações de água e luz. “Acredito que com as regularizações que vem acontecendo, mais lotes serão beneficiados com esta iniciativa”, afirma.

As emendas foram aprovadas em placar de 6 x 5, com o voto de minerva da Presidente da Câmara, enquanto o Projeto de Lei foi aprovado em placar de 10 x 0.

Arlindo Rincos questiona FUJAMA sobre multas.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Audiência Pública debate situação dos Correios

Atendendo solicitação do vereador Arlindo Rincos, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou na noite desta quarta-feira, 04, uma Audiência Pública para discutir a qualidade do serviço e do atendimento dos Correios no município. Temas como atrasos em entregas e a demora no atendimento nas agências foram debatidos pelos demais vereadores, representantes dos Correios e pela população.

O representante da Central dos Correios de Florianópolis, Genésio Agenísio da Silva, iniciou sua fala apresentando números da estrutura instalada em Jaraguá do Sul. Segundo ele, o município conta com três agências: uma própria, localizada no centro, contando com 6 empregados, uma comunitária no bairro Santa Luzia, com 1 funcionário e uma agência terceirizada com 17 colaboradores no bairro Vila Rau. Genésio frisa que os Correios da cidade operam com cerca de 60 carteiros, 3 supervisores e 1 gerente que realizam a separação e entrega de quase 1 milhão de objetos por mês. “A frota disponível para a distribuição de correspondências é formada por 20 bicicletas, 39 motos e 10 veículos”, contabiliza.

Genésio afirma que um dos principais problemas enfrentados pelos carteiros para a realização das entregas é o endereçamento incorreto. Os imóveis devem apresentar numeração de forma ordenada, individualizada e única. “Parece simples, mas não é. A população ainda não possui a cultura do endereçamento correto”, comentou. Como dificuldades peculiares em Jaraguá do Sul, o representante citou a numeração irregular nos bairros afastados, a quantidade de cachorros soltos e, principalmente, a falta de um contrato que vise a manutenção da frota disponível para entregas. “Atualmente trabalhamos com o rodízio de veículos entre os carteiros”, revela.

O presidente do Sindicato dos funcionários dos Correios e Telégrafos de Jaraguá do Sul, Claiton Moacir dos Santos, leu no plenário uma carta assinada pelos colaboradores reivindicando a atenção do poder público para algumas dificuldades enfrentadas. como compactação do quadro funcional e falta de um concurso público para novas contratações de pessoal efetivo, administração da atual gerência regional, estrutura física e implantação imediata do SD que encontra-se atrasado.

A audiência pública contou ainda com a participação popular que colaborou com questionamentos, críticas e sugestões que foram esclarecidas pelos representantes dos Correios.

O vereador Arlindo Rincos finalizou sugerindo que se dê encaminhamento para as demandas dos Correios do município. “Devemos encaminhar estas solicitações à Prefeitura, aos Deputados Estaduais e estudar uma moção direcionada aos nossos Deputados Federais para que possam levar esta discussão para Brasília”, concluiu.

Rincos irá formar um grupo de trabalho com a representação de cada segmento para estudar as medidas locais que podem ser tomadas.

Texto e Imagem: Assessoria de Comunicação da CMJS