Destaque

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Vereador acompanha atingidos pelas fortes chuvas em Nereu Ramos

O vereador Arlindo Rincos visitou novamente ontem, 12, às áreas atingidas pelas chuvas em Nereu Ramos. Na oportunidade ouviu os principais anseios dos moradores das localidades da Vila Machado e nas moradias próximas a BR 280.

Também buscou identificar o que precisa ser feito emergencialmente, como reparar estradas, construção de pontes e de muros de arrimo para evitar deslizamentos e desmoronamentos de casas com risco de vítimas fatais.


Na sessão de ontem, 12, o parlamentar apresentou imagens das localidades atingidas e voltou a elogiar as ações realizadas pela Defesa Civil, Samae e o setor de Obras que atende neste momento casos emergenciais.


Arlindo Rincos também salientou que ainda que este ano a prefeitura precisará ser mais dinâmica na execução dos serviços: “Entendo que é preciso trabalhar de forma mais ágil nos serviços básicos e simples, como manutenção de bueiros, calçamentos, patrolamento de estradas. Nos serviços realizados por meio da locação de máquinas, deverá ser feito um tipo de contrato que dê agilidade à execução dos serviços”, frisou o vereador.

Texto: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Artigo - Suicídio: uma questão social


Na última sessão o Vereador Arlindo Rincos utilizou a tribuna para falar dos trabalhos do CVV - Centro de Valorização da Vida em Jaraguá do Sul. Além de estatísticas o vereador fez um apelo para os números crescentes de suicídio e os problemas que norteiam esses dados. Segue abaixo o artigo publicado na imprensa oficial.


Suicídio: um questão social

Quero pedir a atenção da comunidade para tema delicado e que poucas pessoas se encorajam a falar. Porém, a abordagem é necessária, o fato está presente em nosso dia a dia e não como fugir da realidade que se apresenta quase silenciosamente: É crescente o número de suicídios em Jaraguá do Sul. Sei que o tema é delicado e na maioria das vezes, as pessoas não querem tocar no assunto e por vários motivos:

1 – Constrangimento em abordar um tema tão dolorido.
2 – Medo de não saber tocar no assunto que é extremamente delicado.
3 – Risco de ferir sentimentos ao abordar algo que – aparentemente – não teria (eu disse não teria) relação com o Poder Legislativo.
4 – Desconhecimento de causa e de como enfrentar algo tão grave e desconhecido da grande maioria – sim, porque tememos o desconhecido.

Tenho olhado com muita atenção os registros de suicídios em nosso município. Para que tenham uma ideia – organizações mundiais registram a média de 4 suicídios para cada 100 mil habitantes. Jaraguá do Sul – do que se tem conhecimento no dia de hoje – registra de 7 a 8 suicídios, ou seja, praticamente o dobro.

Estes números são extraoficiais, porque as pessoas evitam falar sobre os casos, o que é um erro. Peço que abordemos o assunto como uma questão social e que precisa da nossa atenção. Duvido que desconheçam de um caso de suicídio nos últimos dias, ainda que tenha sido de ouvir a notícia. Estou em contato com o CVV (Centro de Valorização da Vida) em Jaraguá do Sul e na próxima semana vou trazer dados oficiais e outras informações acerca de tais acontecimentos em nosso município. O problema é grave, a situação é séria e precisamos buscar caminhos para estancar o percentual crescente.


Vereador Arlindo Rincos

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Vereador destaca mobilização para ajudar atingidos pelas chuvas

Na sessão de ontem, 11, o vereador Arlindo Rincos parabenizou a população jaraguaense, que vem mostrando que está mobilizada para ajudar as pessoas que foram afetadas pelas fortes chuvas no final de semana e que deixou rastros de destruição na região. Citou como exemplo as ações desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social no apoio as famílias necessitadas. 

“Quando a secretaria começou os serviços não parou de chegar gente. É comovente ver que o sentimento de solidariedade está presente de forma intensa no povo jaraguaense”, disse o vereador. Ele também destacou o espírito fraterno e solidário da população colaborando na reconstrução e limpeza da cidade.

Arlindo Rincos também frisou os esforços do Executivo que se mobiliza prestando apoio às famílias atingidas. “São mais de 20 caminhões pipa com hidrojato lavando calçadas, tratores e caminhões vasculantes efetuando a limpeza, funcionários públicos trabalhando em escalas ininterruptas mais de 24 horas no Samae e em Obras”, disse o vereador, agradecendo os esforços do Poder Público, empresários e voluntários.

O vereador também fez um apelo para que o governo federal, por meio do Ministério de Integração Nacional, reconheça de forma sumária a situação de emergência da região, libere recursos aos municípios atingidos, que destine ajuda humanitária, como cestas básicas, e autorize as famílias a sacar o FGTS e renegociar suas dívidas. 

Já ao Governo do Estado, solicitou liberação de recursos para compra de vacinas, medicamentos e disponibilizar linhas de crédito para empresários e comerciantes que perderam tudo e que precisam de recursos para reerguer seus estabelecimentos. “A situação é grave e é fundamental que esqueçamos partidos políticos e apoiemos a população atingida pela calamidade”, solicitou.

Texto: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

segunda-feira, 9 de junho de 2014

AUDIÊNCIA PÚBLICA CANCELADA





A audiência pública sobre "Acessibilidade e Mobilidade Urbana" que seria realizada nesta próxima quarta-feira, 11 de junho, está cancelada.

Devido às fortes chuvas e o trabalho que o Vereador Arlindo Rincos vem realizando junto com a comunidade, na tentativa de auxiliar os moradores que foram atingidos pelas enchentes, a audiência torna-se inviável de ser realizada.

Em breve estaremos comunicando a nova data para a audiência pública.  

Muito Obrigado!

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Sobras da Câmara começam a ser investidas em áreas de lazer

O presidente da Câmara, vereador Arlindo Rincos, visitou na manhã de hoje, 02, as obras de construção de áreas destinadas ao lazer no bairro Estrada Nova. A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Obras Públicas e da Fundação Municipal de Esportes, começou a construir a infraestrutura dos espaços, localizados nas ruas Eugênio Piccoli e 1.208, que vão receber academia da terceira idade, campo de futebol de areia, quadra de voleibol e parque infantil.


 Os recursos para a instalação e reforma de doze áreas de lazer foram oriundos das sobras orçamentárias de 2014 da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. O Legislativo devolveu R$ 210 mil para o governo municipal aplicar na reforma e construção de academias da terceira idade, parques infantis, quadras de voleibol e futebol de areia nos bairros Figueira, Nereu Ramos, São Luís, Garibaldi, Estrada Nova, Santa Luzia, Ribeirão Cavalo, João Pessoa e Rio da Luz.



A econômica não afeta o andamento dos trabalhos legislativos. “Após uma conversa com o Presidente da Fundação no início do ano, decidimos devolver uma parte das sobras da Câmara para investimentos nas áreas de lazer da cidade. Sabemos que essas áreas estão carecedoras de investimos, por isso, resolvemos abraçar a causa e fazer essa parceria com a Fundação para atender à toda população", explicou Arlindo Rincos.


Abaixo a relação:


- Academia da terceira idade: Nereu Ramos, Estrada Nova, Ilha da Figueira, Rio da Luz, Figueirinha e Santa Luzia.

- Parque Infantil: Nereu Ramos, Garibaldi, João Pessoa, Ilha da Figueira, São Luís, João Pessoa.

- Quadra de voleibol e futebol de areia: Ilha da Figueira, Estrada Nova, Ribeirão Cavalo e São Luís.

Texto e imagem: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores